Artigos

Governador Valadares começará a disponibilizar a PREP para prevenção ao HIV

Escrito por <b>Jamir Calili</b>

Escrito por Jamir Calili

A partir de novembro, Governador Valadares passará a contar com mais uma estratégia de prevenção ao HIV, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).

Após muita luta o Gabinete do Vereador Jamir Calili e a Associação Atlética União, Igualdade e Força conseguiram mais uma conquista! Mais um método de prevenção ao HIV em Gov. Valadares!

Desde 2018, quando ainda não era vereador, Jamir Calili prontamente se dispôs a ajudar e fazer a ponte com a Prefeitura Municipal e com a Secretaria Municipal de Saúde. Depois de eleito, já em 2021, acompanhou de perto e participou de outras reuniões sobre a PrEP até que conseguimos que isso fosse realidade.

Com muito trabalho estamos com sentimento de que a causa está no caminho certo, procurando a igualdade dos direitos civis e que estamos ampliando o acesso de todos à saúde através da política pública municipal.

Na foto, Jamir Calili está ao lado da Associação Atlética União, Igualdade e Força e da Secretária Municipal da Saúde, Carol Sangali e da Bianka Gomes suplente de Vereadora em Gov. Valadares. A foto foi tirada em 20 de janeiro de 2021, logo no início do seu mandato.

Nada resiste ao trabalho!

Imagem de divulgação da Associação Atlética União, Igualdade e Força

O que é PrEP? A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é previnir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

Como funciona a PrEP? A PrEP é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. A PrEP não previne outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção.

Para quem é indicada a PrEP? Os(as) médicos(as) prescrevem a PrEP para populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, como:

  • Gays e homens que fazem sexo com homens;
  • Travestis e transexuais;
  • Trabalhadores(as) do sexo;
  • Casais sorodiferentes que, por repetidas vezes, têm relações sexuais (anais ou vaginais) sem usar camisinha ou que têm usado a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) repetidamente, ou que apresentem infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Quando começar a usar a PrEP? Se você estiver dentro dos critérios de indicação para PrEP, converse com um profissional de saúde e veja se a PrEP é indicada para você. Você terá que fazer alguns exames e, se eles estiverem normais, poderá usar a PrEP. 

Na PrEP, a pessoa deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar a medicação gratuitamente a cada três meses.

O uso do preservativo deve ser abandonado quando se usa a PrEP? Não. A PrEP pode ser combinada com outros métodos de prevenção já conhecidos, como o preservativo, que protege contra todas as demais IST.  

A PrEP não previne a gravidez e não garante 100% de proteção contra o HIV, tal como qualquer outro método.

Informações oficiais do governo em www.aids.gov.br

Compartilhar

Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email