www.jamircalili.com.br

Artigos

Graves denúncias em abrigo infantil mobilizam ação do vereador Jamir Calili

Foto de Escrito por <b>Jamir Calili</b>

Escrito por Jamir Calili

O vereador Jamir Calili recebeu denúncias graves envolvendo a Casa Lar, unidade da Prefeitura de Governador Valadares que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As denúncias foram feitas por uma servidora voluntária que atuou dentro da instituição. Segundo ela, crianças estariam sofrendo maus-tratos, sendo submetidas a castigos humilhantes, além de receberem alimentos supostamente vencidos. Também foram relatadas falhas no atendimento psicológico, atividades canceladas e servidores sendo assediados pela gestão.

Entre os casos relatados estão:

– Crianças vomitando e sendo obrigadas a limpar o próprio vômito;

– Crianças impedidas de dormir em colchão por terem urinado durante a noite;

– Castigos prolongados, como ficar isolado por dias com restrição até para ir ao banheiro;

– Pertences de crianças sendo jogados fora como forma de punição;

– Falta de psicoterapia, atividades e projetos previstos na rotina;

– Alimentos vencidos sendo servidos.

Ao ser procurada pela servidora, a gestão da Casa Lar teria dito que essas condutas estavam sendo orientadas em reuniões com a Secretaria de Assistência Social, segundo o testemunho da denunciante.

Diante da gravidade dos fatos, o vereador encaminhou o relatório à Câmara Municipal e solicitou que o Poder Executivo se manifestasse:

“A servidora mesmo, a autora das denúncias, encaminhou esse relatório. Nós fizemos uma comunicação na Câmara Municipal para que possamos obter informações do Executivo sobre aquela denúncia, se eles estavam cientes. Se cientes, quais foram as medidas tomadas após tomarem ciência do que estava acontecendo.”

Jamir também destacou que as denúncias envolvem não apenas as crianças, mas também os servidores que atuam na unidade:

“Essa situação envolve criança e adolescente, denúncias de violência a crianças e adolescentes na Casa Lar. Maus-tratos, servidores também sendo assediados, alimentação estragada… Então, um conjunto de denúncias que envolve as crianças e os servidores.”

Com base nas denúncias, o Ministério Público de Minas Gerais abriu um inquérito civil para investigar os fatos e identificar os responsáveis. O caso também foi levado à Câmara Municipal e está sendo acompanhado por outros órgãos como o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e o Poder Judiciário.

A Prefeitura informou que está apurando os fatos e reforçou que não aceita qualquer forma de maus-tratos ou assédio. Disse ainda que todas as denúncias serão tratadas com seriedade.

O mandato do vereador Jamir Calili continuará acompanhando as investigações e cobrando providências para que todas as crianças acolhidas pelo município tenham seus direitos garantidos, em segurança e com respeito.

Para mais informações, entre em contato com o gabinete do vereador Jamir Calili através do e-mail jamir@jamircalili.com.br ou do WhatsApp (33) 98879-4346.

Assessoria de Imprensa

Compartilhar