Artigos

Gestão de Jamir garante equoterapia a pessoas com deficiência

Picture of Escrito por <b>Jamir Calili</b>

Escrito por Jamir Calili

Governador Valadares se tornou uma das primeiras cidades a oferecer equoterapia custeada pelo SUS.

Assinado pela prefeitura em 2019, convênio negociado por Jamir Calili e com emendas de Marcelo Aro permite que a cidade ofereça tratamentos terapêuticos a base de equoterapia para pessoas com deficiências e doenças raras.

A proposta, desenvolvida pela Equovila, foi apresentada à Secretaria de Fazenda por Erika Guerrieri e Camila Carvalho. Na época responsável pela pasta, Jamir buscou trazer viabilidade financeira para a proposta, o que aconteceu graças às emendas negociadas com o Deputado Federal Marcelo Aro (PP).

Inicialmente, o projeto atendia apenas 60 pacientes do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Otávio (CADEF). Com a captação de emendas do Deputado Federal Hercílio Coelho Diniz, hoje essa parceria é capaz de oferecer equoterapia para 85 pessoas, com custos sendo completamente custeados pelo SUS.

Método terapêutico que une estímulos sensoriais e psicomotores, a Equoterapia utiliza cavalos para desenvolver os estímulos e aumentar a qualidade de vida para PCDs (pessoas com deficiência) e portadores de doenças raras.

As atividades têm como espaço o Parque de Exposições José Tavares, na R. João Dias Duarte, 1450, bairro São Paulo e acontecem toda semana com acompanhamento de profissionais do CADEF.

Compartilhar