Em março de 2024, foi sancionada em Governador Valadares a Lei “Adote uma Lixeira”, proposta pelo vereador Jamir Calili. No mês de julho, Jamir encaminhou o Requerimento 335 para cobrar ações concretas do Executivo. Em seguida, no dia 11 de novembro de 2024, o ofício Processo SEI 9999123.000015/2024-64 informou que, até aquele momento, nenhuma medida estava sendo implementada para atender aos dispositivos previstos na lei.
Agora, com o Requerimento 95/2025, apresentado pelo vereador em fevereiro deste ano, a cobrança pelo cumprimento da lei ganhou nova força. Recentemente, alguns munícipes relataram que estão sendo instaladas algumas lixeiras nas ruas; no entanto, a quantidade é muito pequena e não está claro se elas fazem parte do projeto “Adote uma Lixeira”, já que, até o momento, não há informações sobre a abertura de um processo licitatório para a sua implantação.
Será que essas poucas lixeiras representam uma solução provisória, enquanto o projeto original ainda não foi efetivamente implementado? Jamir continua cobrando e a população espera por respostas concretas.
Enquanto isso, a prefeitura ainda não apresentou medidas efetivas para cumprir a lei. Para que a “Adote uma Lixeira” seja implementada conforme o previsto, é essencial que seja aberto um processo licitatório de forma transparente e que sejam firmados os devidos contratos para a implantação das ações. Até que isso ocorra, permanecem dúvidas e questionamentos entre os munícipes sobre a plena execução da lei.
Para mais informações, entre em contato com o gabinete do vereador Jamir Calili através do e-mail jamir@jamircalili.com.br ou do WhatsApp 33988794346.
Assessoria de Imprensa