Artigos

Lei de Jamir Calili contribuiu no combate à evasão escolar

Picture of Escrito por <b>Jamir Calili</b>

Escrito por Jamir Calili

Em 2021, a taxa de abandono escolar foi de 5,6%, mais que o dobro de 2020.

A Lei Municipal Nº 7.369/2022, criada pelo vereador Jamir Calili, institui a política municipal de prevenção ao abandono e à evasão escolar. A intenção é criar estratégias para diminuir a crescente taxa de jovens abandonando a escola.

Os dados são alarmantes. Em 2020, o percentual em escolas públicas era de 2,3% e atingiu 5,6% no ano seguinte, segundo o Censo Escolar de 2021. Especialistas acusam o desempenhado afetado pela pandemia como a principal causa.

Embora a percepção social seja de que a pandemia já acabou, suas consequências vão se manifestar por muito tempo na educação. Segundo a ONG Todos Pela Educação, o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever cresceu 66% após a pandemia.

Tendo isso em vista, o projeto de Jamir Calili (PP) define os princípios, diretrizes e obrigações do município de Governador Valadares para evitar a evasão escolar. Entre elas está a visita aos alunos evadidos (preferencialmente com a presença de outros colegas), bem como a criação de projetos que aproximem a família do aluno de suas atividades escolares.

Essa é a estratégia indicada pelos especialistas em educação, que apontam a dificuldade e desinteresse pelo aprendizado e o pouco suporte da família da escola como principais causas. Esse tipo de proposta combate essas questões, pois reaproxima o aluno dos colegas e busca retomar seu interesse pelo ambiente escolar.

Compartilhar