Artigos

Novo projeto visa transformar paisagem de Governador Valadares nos próximos 15 anos

Picture of Escrito por <b>Cauã Salviano</b>

Escrito por Cauã Salviano

No primeiro projeto apresentado na Câmara Municipal de Governador Valadares em 2024, o vereador Jamir Calili visa transformar a paisagem urbana da cidade e fortalecer a segurança elétrica da população. O projeto estabelece que as redes de infraestrutura de cabeamento sejam exclusivamente subterrâneas.

A iniciativa surge como resposta ao desastre ocorrido em 20 de janeiro deste ano, quando vendavais resultaram no rompimento de fios elétricos, deixando grande parte da cidade sem eletricidade devido a quedas de árvores e danos à infraestrutura elétrica aérea.

O Projeto de Lei Ordinária 1/2024, se aprovado, estabelece que as redes de infraestrutura de cabeamento para transmissão de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados e outros sejam exclusivamente subterrâneas. Essa medida essencial visa prevenir a repetição de eventos como os ocorridos em janeiro, destacando a importância da segurança elétrica e a menor vulnerabilidade da população a quedas de energia que a fiação subterrânea garante.

A experiência recente evidenciou que o modelo atual de fiação aérea contribuiu negativamente no desastre dos vendavais, causando impactos significativos na vida cotidiana da população. O Projeto de Lei 1/2024 representa uma resposta proativa a essas questões, alinhando-se com a busca por soluções inovadoras que visam não apenas o desenvolvimento urbano, mas também a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.

Importante ressaltar que a implementação de infraestruturas subterrâneas não é uma tecnologia fora da realidade. Diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, já contam com áreas que adotam esse sistema. Recentemente, Sobral (CE) se destacou pela adoção bem-sucedida da fiação subterrânea em algumas regiões da cidade, demonstrando que essa é uma solução viável e eficiente.

Ao propor a adoção dessa tecnologia em Governador Valadares, o vereador Jamir Calili destaca não apenas a estética urbana, mas principalmente a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico da cidade. A iniciativa é um passo significativo em direção a uma Governador Valadares mais resiliente, moderna e preparada para enfrentar desafios climáticos, garantindo uma maior qualidade de vida para seus habitantes.

Compartilhar