Artigos

Plano-Diretor: Jamir Calili participa de aula-inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale.

Picture of Escrito por <b>Cauã Salviano</b>

Escrito por Cauã Salviano

Nessa segunda-feira (18/03), o vereador Jamir Calili esteve presente como palestrante-convidado da aula-inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). O tema do debate foi revisão do Plano-Diretor, uma das principais discussões a nível municipal do ano de 2024.

Como o evento reuniu alunos de todos os períodos do curso, incluindo aqueles que ainda não haviam sido apresentados às disciplinas de Urbanismo, foi realizada uma apresentação sobre o que é o Plano Diretor, seu processo de elaboração e o papel fundamental dos arquitetos e urbanistas nesse contexto. Foi ressaltada a importância da atuação desses profissionais, não apenas na concepção de projetos, mas também na definição de políticas públicas legislativas que orientarão o desenvolvimento urbano nos próximos 10 anos.

Como representante do Poder Legislativo no Núcleo-Gestor do Plano Diretor, Jamir Calili compartilhou sua visão sobre a importância da participação ativa dos estudantes e profissionais da área no processo de revisão. “O Plano Diretor é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável e o ordenamento urbano da nossa cidade. Ele é o responsável por coordenar o crescimento da cidade nos próximos 10 anos. A participação popular contribui para garantir que ele reflita os anseios e necessidades da população”, afirmou o vereador.

A presença de Jamir Calili nesta aula inaugural permitiu aos alunos vivenciarem de perto discussões cruciais para sua futura atuação profissional e para o desenvolvimento de Governador Valadares. Trazer o debate sobre o Plano Diretor para o ambiente universitário é essencial para promover a integração entre teoria e prática, preparando os estudantes para contribuírem de maneira significativa na construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva.

Compartilhar