O município de Governador Valadares tem mais uma vitória na defesa das pessoas com doenças raras. O vereador Jamir Calili apresentou um projeto de lei referente à utilização do Cordão da Inclusão para identificação dessas pessoas, que foi aprovado.
Agora, a Lei 7.789, de 01 de abril de 2025, introduz o uso do cordão fita, decorado com uma caricatura multicolorida de mãos, como uma maneira simples, discreta e digna de identificar os munícipes que lidam doenças raras, garantindo atendimento prioritário com o máximo respeito.
Qual a mudança trazida por essa lei?
Com o uso do Cordão da Inclusão, os cidadãos com condições raras não precisam mais enfrentar a desgastante situação de ter de explicar repetidamente sua condição. Essa identificação imediata, porém discreta, garante acesso prioritário a atendimentos e serviços, elimina o constrangimento e mantém o respeito em locais públicos.
A aprovação dessa lei é motivo de alegria e esperança, pois subimos mais um degrau no avanço da valorização e do cuidado com as pessoas que enfrentam desafios decorrentes das doenças raras. É uma medida simples, mas de grande impacto, que tem o potencial de transformar vidas e proporcionar um novo patamar de apoio àqueles que mais necessitam.
Vamos juntos, ombro a ombro, lado a lado, celebrar essa conquista e continuar lutando por uma sociedade mais justa e inclusiva! Para mais informações, entre em contato com o gabinete do vereador Jamir Calili através do e-mail jamir@jamircalili.com.br ou do WhatsApp 33988794346.
Imagem: site destak news brasil
Assessoria de Imprensa